Cursos 24 Horas - Ensino a Distância

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Brasil com "C" de Cana!

É possível que se a gente falar em etanol, grande parte da população ainda não saiba o que é. Então vamos lá: Álcool combustível, aquele produzido através do processamento da cana-de-açúcar.

A apresentação se faz necessária porque daqui pra frente, cada vez mais vamos ouvir falar dela. Por que? Bem, porque o petróleo está acabando e, consequentemente, a matéria-prima para os combustíveis que atualmente movem o mundo: gasolina, querosene e diesel. Não raro, vamos ouvir falar pela boca deum presidente aqui, um primeiro-ministro ali, que a escolha pelo etanol e outros biocombustíveis foi feita por causa da preocupação cada vez maior dos países com a degradação ambiental pela qual o planeta está passando... mas só os ingenuos vão acreditar. Essa mudança forçada é muito mais economica do que por causa de uma repentina conscientização ambiental por parte dos países poluidores.

E onde o Brasil entra nessa história? O nosso país é hoje o maior produtor de etanol do planeta e faz isso com a cana-de-açúcar. Para se ter uma idéia, os E.U.A também produzem etanol, mas a partir do milho. Esse é um fator que dá vantagem ao Brasil, pois o etanol produzido a partir da cana produz muito mais energia do que o produzido do milho e de outros grãos.

Em sua última visita ao Brasil, George W. Bush afirmou que os E.U.A pretendem importar o etanol brasileiro. E mais recentemente, o presidente Lula, em visita oficial à Dinamarca, também ouviu do Primeiro Ministro daquele país que há a intenção de exportar o nosso etanol. Ora, isso é ótimo! Ótimo para os usineiros, que vão ganhar mais, ótimo para a especulação imobiliária, ótimo para o Governo Federal, pois a entrada de divisas vai melhorar o saldo da balança comercial... mas será que vai ser ótimo para mais alguém?

Muitos vão falar que novos empregos serão criados com a intensificação do cultivo da cana. Empregos? Não! Sub empregos, como os que já existem hoje em dia na área. É fato que os trabalhadores desse cultivo são explorados até a raiz dos cabelos, tendo que cortar toneladas de cana diárias por uma miséria. Será que o Governo Federal tem uma política para melhorar as condições de trabalho desses trabalhadores?

Não vou me espantar nem um pouco se daqui há pouco tempo começarmos a ouvir que terras estão sendo desapropriadas na Amazônia para aumentar a área de produção da cana. No século passado, a intenção era tornar a Amazônia um grande pasto. Agora, é torná-la um gigantesco canavial.

Outro ponto a considerar é o seguinte: Muitos médios e pequenos produtores, que são os que sustentam a demanda interna de alimentos no nosso país como arroz, feijão, milho e vários outros produtos, fatalmente vão querer mudar suas culturas para o oásis que será o cultivo da cana. Será que o Governo Federal tem uma política para salvaguardar a demanda interna?

Se atualmente que vivemos num cenário com tanto desperdício e, ao mesmo tempo, tanta gente passando fome, imaginem só se a produção agrícola de produtos de primeira necessidade for reduzida em função do plantio de cana? Os preços vão aumentar, e aí, até a comida será para a minoria.

A idéia deste texto não é fazer campanha contra o cultivo da cana-de-açúcar. A preocupação com o tema, porém, provém da quase certeza (infelizmente) de que não há estratégias prontas para ao menos combater os problemas postos aqui, e até mesmo outros que ainda podem surgir. E é essa falta de percepção de quem está no poder que faz, e vai fazer sempre do Brasil, um país subdesenvolvido, não só na economia e nos indicadores sociais, mas também na mentalidade.

3 comentários:

Santos disse...

...uma outra questão também importante para relatar é a forma como os trabalhadores são expostos a mais de trinta horas de trabalho, sem condições suficientes para exercer essa atividade, ainda assim, tem como almoço uma "bóia-fria" para depois voltarem com seus facões para o canavial. Uma questão econômica viável mediante a escassez do petróleo??? Além do econômico, político e ambiental a questão humana deve ser repensada... homens e mulheres acabam tendo o "livre-árbitrio", ou pega no facão e enfrentar o ritmo frenético de trabalho ou fica desempregado e passa fome. Ou isto ou aquilo!!!

Santos disse...

Gostei da máteria!!! Vc é realmente Diferente-Tom...

Unknown disse...

Gostei do que li... pensei muito e resolvi te mandar esse pensamento..."O verdadeiro lugar de nascimento e aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos (...)*" forte abraço André